bendita imagem logo white
Conteúdo

Tendências globais para Relações Públicas em 2022

Os últimos anos foram marcados por mudanças radicais no comportamento dos consumidores, no mindset corporativo, na maneira como ocorre a comunicação entre as marcas e os leads, e pelos avanços tecnológicos, que impactaram o início de uma nova era digital. Para manter sua marca atualizada em meio a tantas novidades, separamos as 6 maiores tendências globais para Assessoria de Imprensa e Relações Públicas em 2022. Confira!

Humanização da marca

Embora a maioria das tendências globais para Relações Públicas em 2022 esteja associada à digitalização, já ficou claro que a humanização da marca, conceito também conhecido como people marketing, é capaz de fortalecer os laços com os leads, aumentando a confiança, identificação, engajamento e fidelização, além de impactar positivamente nas vendas, afinal, trata-se de mostrar que a marca é formada por pessoas capazes de realmente entender as dores dos clientes e buscar as melhores soluções.

Marcas humanizadas demonstram empatia durante todas as etapas do atendimento ao cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda, mas também adotam esses valores na publicidade e no marketing, demonstrando que suas preocupações vão muito além da venda. O people marketing é definido pela capacidade de oferecer soluções específicas para resolver os problemas de cada cliente, ao invés de resultados genéricos.

Trazer executivos aos holofotes, mostrando não só o lado corporativo deles, mas também as qualidades humanas, faz parte dessa estratégia que tem surtido resultado em diversas corporações. Afinal, dar “cara” a marca é cada vez mais relevante. O Magazine Luiza, por exemplo, faz isso com maestria, dando voz a Luiza Trajano. De uns anos pra cá a marca vem crescendo e a presença dela na imprensa tem sido fundamental para essa chancela. 

Esse processo de construção e fortalecimento de imagem, autoridade e reputação de profissionais e de empresas se dá, em grande parte, pelo trabalho estratégico, consistente e assertivo de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas.

Thought leadership

Essa tendência de Pensamento de Liderança, que começou há alguns anos e continuará com força total em 2022, consiste em manter a marca como autoridade na sua área de atuação, a partir de conteúdos e campanhas planejados estrategicamente para aumentar sua visibilidade e reconhecimento. Algumas ações são cruciais para fortalecer a liderança da marca, como a geração de conteúdos de valor, aliada à divulgação omnichannel, a criação de networking e a autenticidade e humanização dos CEOs.

Quando se trata da assessoria de imprensa e relações públicas, podemos destacar as influências da tendência Thought Leadership na autenticidade das informações que são consolidadas na mídia, na valorização da imagem do cliente e na prevenção e gestão de crises. Essas ações são essenciais para construir uma reputação positiva e impulsionar sua autoridade no nicho de atuação.

Experiência do usuário

A busca por conteúdos cada vez mais imersivos é uma das maiores tendências globais para Relações Públicas nos próximos anos, afinal, já estamos acompanhando os primeiros passos do metaverso e da internet 3D. Em 2022, as marcas podem utilizar tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual para sair do básico na interação com seus stakeholders e público de interesse, com a criação de ações de comunicação inovadoras, completamente focadas na experiência do cliente.

Práticas ambientais e sociais

Marcas que demonstram preocupação genuína com os problemas ambientais e causas sociais, adotando medidas sustentáveis e inclusivas, são mais bem vistas pelo público, portanto, cumprir as iniciativas de ESG (environmental, social and governance, ou ambiental, social e governança, em português) está entre as principais tendências globais para Relações Públicas em 2022.

Para atingir esse propósito, é possível investir em ações e iniciativas que promovam a redução dos problemas ambientais e pensar em formas de contribuir ativamente para um futuro mais sustentável; promover a diversidade na equipe e criar ou apoiar programas de inclusão social e direitos humanos; além de melhorar a conduta corporativa, adaptando-a às propostas anteriores.

Vídeos e transmissões ao vivo

Os vídeos curtos e dinâmicos, como Tik Toks, Reels e Stories do Instagram e Shorts do YouTube se estabeleceram como uma das maiores tendências globais, especialmente com o crescimento no número de usuários da geração Z. Isso se deve ao aumento na busca por informações que podem ser consumidas sem que haja necessidade de despender muito tempo para a realização de apenas uma atividade.

Embora todos os vídeos tenham potencial de humanizar a marca e aproximar os leads, as transmissões ao vivo pelas redes, formato que popularizou durante o isolamento social, ainda trazem a interação em tempo real, permitindo que os leads saiam do papel de meros espectadores para estabelecerem uma comunicação direta com a marca. Segundo o Hubspot, vídeos curtos e transmissões ao vivo estão entre as maiores tendências globais para Relações Públicas em 2022, podendo impactar até 70% dos consumidores.

Business Intelligence

A partir do Business Intelligence é possível coletar e analisar todos os dados relevantes, ajudando a marca a tomar melhores decisões, ter uma visão abrangente de todos os setores e reduzir consideravelmente as chances de falhas. Embora a análise de métricas para favorecer o desempenho não seja novidade no setor de comunicação, as evoluções das tecnologias de inteligência artificial colocam o BI entre as principais tendências globais para RP e Assessoria de Imprensa em 2022.

A Bendita Imagem, Assessoria de Imprensa especializada em Consultoria de Imagem e Posicionamento Estratégico, está sempre antenada às maiores tendências globais para Relações Públicas e áreas relacionadas, a fim de oferecer serviços personalizados, completos com todas as inovações do mercado aos clientes.

Aqui temos um lema: Sua voz, nossa expertise.

Conheça nossas soluções em Relações Públicas e Assessoria de Imprensa. Entre em contato com a gente: imprensa@benditaimagem.com.br

De forma customizada, pensada estrategicamente de acordo com seus objetivos, buscamos promover engajamento e visibilidade consistentes para sua empresa por meio de ações de assessoria de imprensa, relações públicas, comunicação e marketing de conteúdo.
Sinta-se à vontade para nos ligar durante o horário comercial, de segunda a sexta-feira (9h às 18h). Nossa equipe terá prazer em ajudar e responder às suas dúvidas.
  • (11) 2236-3593
  • (11) 95020-4110
  • Avenida Rebouças, 1585, Jardins, São PauLo, SP
ABRACOM
Inscrever-se na newsletter
accept*
Teste v1.9
Copyrigt © 2025 Bendita Imagem
  • São Paulo, Brasil