Venda direta ganha força no Norte e Nordeste
Varejista Golfran amplia número de franqueados e consultores, gerando oportunidades de trabalho, nas regiões que mais sofrem com o alto índice de desemprego no país
A varejista Golfran aponta crescimento do mercado de venda direta nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Juntas, ambas regiões acumulam 39% dos franqueados e consultores da empresa, o que representa praticamente a mesma proporção que há no Sul do país, onde a marca foi fundada há 30 anos.
A empresa Golfran, que possui 120 unidades franqueadas e mais de 18 mil consultores, vem acompanhando o crescimento desse mercado ao longo dos anos e inclusive reestruturou seu modelo de negócios recentemente para se adequar às novas tendências do setor.
Até agosto de deste ano a empresa atuava apenas com o tradicional varejo de venda “porta-a-porta”, ou seja, mediante a apresentação de catálogos físicos com mais de 8 mil itens, os clientes faziam seus pedidos.
Agora, para incrementar ainda mais as vendas e acompanhar a evolução das vendas online, passou a atuar também por meio de lojas online exclusivas para seus consultores.
“Adotamos a estratégia de venda direta por Cross Channel. Os consultores passaram a ter dois canais de relacionamento com os clientes, presencialmente ou por meios digitais. As duas opções não concorrem entre si, muito pelo contrário, se complementam e fortalecem ainda mais a relação confiança entre consultores e nosso público alvo”, Kimberly Cavalli, gerente de marketing e desenvolvimento de produtos da Golfran.
Crescimento regional
No Nordeste a empresa tem quase 3700 consultores em operação e no Norte já são mais de 2900 pessoas que tem a venda direta como atividade principal ou como fonte de renda extra.
É uma atividade que permite que os profissionais tenham flexibilidade de horário e trabalhem em sistema home office por meio da oferta de produtos para sua rede de contatos.
Não há necessidade de ter estoque ou despesas adicionais para viabilizar a atividade.
“A venda direta é uma boa alternativa para quem tem algumas horas livres, algum fator que limita sua mobilidade como não ter com quem deixar filhos pequenos ou mesmo que por algum motivo não consegue se encaixar no mercado de trabalho convencional”, esclarece Kimberly Cavalli.
Dados de mercado
O mercado de venda direta no Brasil hoje conta com aproximadamente 4 milhões de pessoas que atuam como revendedores das mais variadas categorias de produtos.
No caso da Golfran, são artigos de cama, mesa, banho, cortinas, decoração, vestuário, moda íntima, bolsas, joias, calçados, brinquedos, artigos de bebês, utilidades domésticas, entre outros.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABVED), do total de trabalhadores do setor, a maior parte é composta por pessoas que encontram nesse modelo de negócio uma opção de trabalho flexível e também de renda extra.
Dessa forma, o setor de venda direta movimentou R$ 45 bilhões no país em 2018, sendo que 56,7% dos consultores são mulheres e 43,3% são homens.
E o levantamento aponta ainda que 48,9% desses empreendedores individuais possuem idade entre 18 e 29 anos e 46,8% entre 30 e 55 anos.
Oportunidades
Para participar da equipe de vendas da Golfran, os interessados devem entrar no site da empresa www.golfran.com.br e se cadastrar para terem acesso a todas as informações operacionais necessárias.
Entre as vantagens em ser um consultor de venda direta da empresa estão também a autogestão de vendas, ter renda proporcional ao esforço nas vendas e ainda receber treinamentos para melhorar desempenho.
E, para quem deseja participar da empresa como franqueado, o investimento inicial é a partir de R$60 mil, o que a classifica como franquia de baixo investimento.
Para expandir no Nordeste e Norte, a empresa busca franqueados que tenham perfil empreendedor, comunicativo e “hand on”, além de já terem um bom networking.
A operação dos franqueados é focada na captação, treinamento e engajamento dos consultores de vendas em determinada região de atuação.
Com isso, o modelo de negócio não requer manutenção de estoque físico local, pois toda a parte de logística fica por conta da franqueadora, que mantém seu centro de distribuição em Caxias do Sul/RS.