Velejador paralímpico representará o Brasil na Holanda
O velejador paralímpico Bruno Landgraf embarcará nos próximos dias para a Holanda, palco do primeiro campeonato que disputará após a mudança de São Paulo para o Rio de Janeiro. A competição em Medemblik serve para medir o desempenho de Bruno e sua parceira, Marinalva Almeida, em relação aos demais velejadores da categoria Skud 18.
A Delta Lloyd Regatta reunirá diversas categorias, tanto olímpicas como paralímpicas, entre os dias 26 e 30 de maio. Bruno chegará à cidade holandesa em 19 de maio e aproveitará que o campeonato começará apenas cinco dias depois para treinar com Marinalva e adaptar-se às condições do vento e da água no local.
“Essa experiência internacional será muito importante nesse momento, pois teremos contato com muitos outros atletas que buscam vaga nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro e poderemos analisar nossos possíveis adversários. Outra questão é sentirmos como está nosso desempenho, se o treinamento está no rumo certo e onde podemos melhorar”, afirma Bruno Landgraf, de 29 anos.
A Skud 18 contará, neste campeonato, com 17 duplas representando 12 países, e permitirá que o velejador brasileiro veja a evolução que teve desde meados de abril, quando mudou-se para Niterói e passou a treinar diariamente no barco usado pela categoria. Enquanto morava em São Paulo, Bruno Landgraf usava equipamento diferente do adotado nas competições de sua classe.
O foco do ex-goleiro do São Paulo está nos Jogos Paralímpicos de 2016. Em 2012, Bruno disputou a Skud 18 nos Jogos de Londres, ficando na 11ª posição, mas seu técnico, Pedro Paulo Penna Franca, o PP, afirma que a evolução dele neste ciclo é muito grande e aposta: “repetir a posição de Londres, ele não vai. Pode ter certeza de que ele vai melhorar bastante”.