Tendências globais para Relações Públicas em 2022
Os últimos anos foram marcados por mudanças radicais no comportamento dos consumidores, no mindset corporativo, na maneira como ocorre a comunicação entre as marcas e os leads, e pelos avanços tecnológicos, que impactaram o início de uma nova era digital. Para manter sua marca atualizada em meio a tantas novidades, separamos as 6 maiores tendências globais para Assessoria de Imprensa e Relações Públicas em 2022. Confira!
Humanização da marca
Embora a maioria das tendências globais para Relações Públicas em 2022 esteja associada à digitalização, já ficou claro que a humanização da marca, conceito também conhecido como people marketing, é capaz de fortalecer os laços com os leads, aumentando a confiança, identificação, engajamento e fidelização, além de impactar positivamente nas vendas, afinal, trata-se de mostrar que a marca é formada por pessoas capazes de realmente entender as dores dos clientes e buscar as melhores soluções.
Marcas humanizadas demonstram empatia durante todas as etapas do atendimento ao cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda, mas também adotam esses valores na publicidade e no marketing, demonstrando que suas preocupações vão muito além da venda. O people marketing é definido pela capacidade de oferecer soluções específicas para resolver os problemas de cada cliente, ao invés de resultados genéricos.
Trazer executivos aos holofotes, mostrando não só o lado corporativo deles, mas também as qualidades humanas, faz parte dessa estratégia que tem surtido resultado em diversas corporações. Afinal, dar “cara” a marca é cada vez mais relevante. O Magazine Luiza, por exemplo, faz isso com maestria, dando voz a Luiza Trajano. De uns anos pra cá a marca vem crescendo e a presença dela na imprensa tem sido fundamental para essa chancela.
Esse processo de construção e fortalecimento de imagem, autoridade e reputação de profissionais e de empresas se dá, em grande parte, pelo trabalho estratégico, consistente e assertivo de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas.
Thought leadership
Essa tendência de Pensamento de Liderança, que começou há alguns anos e continuará com força total em 2022, consiste em manter a marca como autoridade na sua área de atuação, a partir de conteúdos e campanhas planejados estrategicamente para aumentar sua visibilidade e reconhecimento. Algumas ações são cruciais para fortalecer a liderança da marca, como a geração de conteúdos de valor, aliada à divulgação omnichannel, a criação de networking e a autenticidade e humanização dos CEOs.
Quando se trata da assessoria de imprensa e relações públicas, podemos destacar as influências da tendência Thought Leadership na autenticidade das informações que são consolidadas na mídia, na valorização da imagem do cliente e na prevenção e gestão de crises. Essas ações são essenciais para construir uma reputação positiva e impulsionar sua autoridade no nicho de atuação.
Experiência do usuário
A busca por conteúdos cada vez mais imersivos é uma das maiores tendências globais para Relações Públicas nos próximos anos, afinal, já estamos acompanhando os primeiros passos do metaverso e da internet 3D. Em 2022, as marcas podem utilizar tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual para sair do básico na interação com seus stakeholders e público de interesse, com a criação de ações de comunicação inovadoras, completamente focadas na experiência do cliente.
Práticas ambientais e sociais
Marcas que demonstram preocupação genuína com os problemas ambientais e causas sociais, adotando medidas sustentáveis e inclusivas, são mais bem vistas pelo público, portanto, cumprir as iniciativas de ESG (environmental, social and governance, ou ambiental, social e governança, em português) está entre as principais tendências globais para Relações Públicas em 2022.
Para atingir esse propósito, é possível investir em ações e iniciativas que promovam a redução dos problemas ambientais e pensar em formas de contribuir ativamente para um futuro mais sustentável; promover a diversidade na equipe e criar ou apoiar programas de inclusão social e direitos humanos; além de melhorar a conduta corporativa, adaptando-a às propostas anteriores.
Vídeos e transmissões ao vivo
Os vídeos curtos e dinâmicos, como Tik Toks, Reels e Stories do Instagram e Shorts do YouTube se estabeleceram como uma das maiores tendências globais, especialmente com o crescimento no número de usuários da geração Z. Isso se deve ao aumento na busca por informações que podem ser consumidas sem que haja necessidade de despender muito tempo para a realização de apenas uma atividade.
Embora todos os vídeos tenham potencial de humanizar a marca e aproximar os leads, as transmissões ao vivo pelas redes, formato que popularizou durante o isolamento social, ainda trazem a interação em tempo real, permitindo que os leads saiam do papel de meros espectadores para estabelecerem uma comunicação direta com a marca. Segundo o Hubspot, vídeos curtos e transmissões ao vivo estão entre as maiores tendências globais para Relações Públicas em 2022, podendo impactar até 70% dos consumidores.
Business Intelligence
A partir do Business Intelligence é possível coletar e analisar todos os dados relevantes, ajudando a marca a tomar melhores decisões, ter uma visão abrangente de todos os setores e reduzir consideravelmente as chances de falhas. Embora a análise de métricas para favorecer o desempenho não seja novidade no setor de comunicação, as evoluções das tecnologias de inteligência artificial colocam o BI entre as principais tendências globais para RP e Assessoria de Imprensa em 2022.
A Bendita Imagem, Assessoria de Imprensa especializada em Consultoria de Imagem e Posicionamento Estratégico, está sempre antenada às maiores tendências globais para Relações Públicas e áreas relacionadas, a fim de oferecer serviços personalizados, completos com todas as inovações do mercado aos clientes.
Aqui temos um lema: Sua voz, nossa expertise.
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