“Startups nos Mares dos Dragões” será lançado em São Paulo dia 11
Organizado por André Miceli e Daniel Salvador, livro revela histórias nem um pouco romantizadas de empreendedores e startups em seus desafios reais
Descubra o ponto de partida do livro “Startups nos Mares dos Dragões”, que será lançado dia 11 de dezembro na Livraria Martins Fontes, em São Paulo.
Aqui há dragões! Era dessa forma que se marcavam os trechos dos mapas que ainda não tinham sido desvendados ou quando havia certeza de perigo durante as grandes navegações na antiguidade.
E o que é uma startup se não uma empresa trilhando um caminho novo cheio de incertezas em busca de sucesso?
Antes de existirem satélites para conhecer o mapa-múndi, foi preciso que muitos homens corajosos se lançassem ao mar sem a certeza de onde chegariam.
E assim, indo aos poucos cada vez mais longe, foi possível mapear o planeta das regiões mais frias até as mais áridas.
Coisas que um homem só seria incapaz de fazer sozinho – e é sobre isso que este livro fala, de forma didática, sob a ótica de 20 profissionais que, efetivamente, desvendam os atuais e reais desafios dos mares do empreendedorismo.
“O livro traz uma contribuição importante, pois coloca método onde tradicionalmente se age muito por intuição. A tolerância ao erro, tão presente no Vale do Silício, não pode virar um culto ao fracasso. Startups nos Mares dos Dragões é um guia para aqueles que querem descobrir terras novas sem se expor a riscos desnecessários pelo caminho”, destaca André Miceli, um dos autores de “Startups nos Mares dos Dragões”.
Coordenador do MBA em Marketing e Negócios Digitais da FGV, Miceli ao lado de Daniel Salvador, elencaram alguns dos principais temas que permeiam esse ecossistema de empreendedorismo e inovação no contexto da transformação digital e da nova sociedade.
“Escolhemos assuntos bastante pertinentes e que são indispensáveis na trajetória das startups atualmente, desde questões ligadas a modelo de negócio, aspectos jurídicos, de financiamento e de compra de serviços, até pontos mais relacionados a posicionamento de imagem, como branding, canais de comunicação e vendas, mobilidade, performance em mídias sociais, inbound marketing e conversão, com espaço ainda para cases de sucesso e de fracasso, além é claro, sobre os tão desejados unicórnios, startups com valuation acima de US$1 Bi”, aponta Daniel Salvador, também autor de “Startups nos Mares dos Dragões”.
No livro são reveladas histórias nem um pouco romantizadas de startups e seus desafios reais.
Afinal, o que se aplica tanto para uma pessoa trabalhando na garagem quanto para um grupo de diretores de empresas grandes já estabelecidas?
O que elas têm em comum é a missão de entrar na neblina, enfrentar o desconhecido e descobrir um caminho para um negócio sustentável.
“Este livro revela experiências de empreendedores e profissionais com realidades próximas às de pessoas comuns, que também enfrentam muitas adversidades do universo das startups. Os autores possuem histórias de vida muito parecidas com o cotidiano do empreendedor moderno”, analisa André Miceli.
Todos os direitos autorais do livro Startups nos Mares dos Dragões” serão doados para o Instituto Make a Wish Brasil.
Co-autores convidados:
Adriano de Almeida
Adriano Ueda
Alexandre Vieira
Andrei Scheiner
Carolina Souza
Eduardo Gallina
Elis Monteiro
Gabriel Silva
Guilherme Lima
Julia Simek
Luiza Longo
Maô Guimarães
Michele Barcena
Marcello Perongini
Ricardo Souza
Ricardo Fachini
Rodrigo Pimenta
Rosângela Nucara
Vincent Holst
O lançamento do livro “Startups nos Mares dos Dragões” com a presença dos autores acontecerá dia 11/12, às 19h, na Livraria Martins Fontes, na Av. Paulista, 509, Bela Vista.