bendita imagem logo white
Conteúdo

Nutrólogo dá dicas para São Silvestre 2018

Beber isotônicos e evitar ingerir fibras são algumas das recomendações antes da corrida

Como todos os anos, dia 31 de dezembro, em São Paulo, acontece a corrida de rua mais tradicional do país, a São Silvestre. O nutrólogo dr. Renato Lobo, dá dicas sobre como se preparar para a competição.

Em sua 94ª. edição, atletas profissionais e amadores vão encarar não só os desafios do percurso de 15 quilômetros, como também o forte calor que normalmente faz na capital paulista nessa época.

Por essa razão, é importante que os atletas estejam muito bem preparados. O nutrólogo Dr. Renato Lobo, especializado em Nutrologia Esportiva, faz algumas recomendações, principalmente para os competidores amadores.

“Normalmente o atleta profissional já possui um acompanhamento médico e nutricional ao longo de todo o ano. O problema está com as pessoas que correm eventualmente ou que decidem participar da São Silvestre por festa”.

Para esse público é muito importante beber bastante líquido, de preferência os isotônicos, antes e durante o percurso.

“Como a competição é mais duradoura, o atleta precisará de bastante sódio e potássio. Algumas bebidas isotônicas tradicionais são a melhor opção para poder hidratar durante uma atividade intensa, no calor, como a São Silvestre e outras corridas longas”, destaca o nutrólogo.

Recomendações pré-prova

O nutrólogo também comenta que a pré-competição e no dia anterior é importante ingerir uma quantidade de carboidratos maior, como a macarronada, por exemplo.

“Evitar alimento com muita fibra, saladas e frutas, pois pode dar um certo desconforto durante a prova. E mesmo que o carboidrato seja permitido, não corra com a barriga muito cheia”.

Outra dica importante é o consumo da creatina, um suplemento famoso no mundo das academias por aumentar a massa muscular e ajudar na força.

“Poucas pessoas sabem que um dos efeitos da creatina é reter líquido no corpo, ajudando a prevenir desidratação em atividades intensas e a céu aberto”, destaca o nutrólogo.

“Outro suplemento que pode ser usado é a cafeína, que deixa a pessoa mais disposta e diminui a sensação de cansaço. Já as bebidas isotônicas com carboidrato também contribuem para manter a energia e a disposição”.

Recomendações pós-prova

Depois da prova, as principais recomendações do Dr. Renato Lobo, nutrólogo, são manter a hidratação, pelo menos durante duas horas, sempre com bebidas isotônicas, não apenas água, e ter uma alimentação mais balanceada.

Além de todas essas dicas para a São Silvestre, vale destacar a importância da corrida e dos exercícios físicos para a saúde.

“Independente da idade os benefícios de praticar atividades físicas são muitos, desde a diminuição da incidência de diversos tipos de câncer e doenças vasculares (infarto, AVC), até a própria estética. Então vale muito a pena, deixa o indivíduo mais funcional, mais ativo, além de ser uma das chaves do antienvelhecimento”, finaliza Dr. Renato Lobo.

______________________________________________

Dr. Renato Lobo – médico pela Faculdade de Medicina da USP, especializado em Nutrologia Esportiva, Medicina Integrativa, Modulação Hormonal e Longevidade. Para mais informações: www.drrenatolobo.com

De forma customizada, pensada estrategicamente de acordo com seus objetivos, buscamos promover engajamento e visibilidade consistentes para sua empresa por meio de ações de assessoria de imprensa, relações públicas, comunicação e marketing de conteúdo.
Sinta-se à vontade para nos ligar durante o horário comercial, de segunda a sexta-feira (9h às 18h). Nossa equipe terá prazer em ajudar e responder às suas dúvidas.
  • (11) 2236-3593
  • (11) 95020-4110
  • Avenida Rebouças, 1585, Jardins, São PauLo, SP
ABRACOM
Inscrever-se na newsletter
accept*
Copyrigt © 2025 Bendita Imagem
  • São Paulo, Brasil