Por que apostar em Personal Branding para LinkedIn?
Quando instalou seu escritório em território Brasileiro em 2011 o LinkedIn tinha por volta de 6 milhões de usuários na rede. De lá pra cá muita coisa mudou, e a rede que completou esse ano sua maioridade, comemora seus mais de 50 milhões de usuários só no Brasil, atrás apenas dos EUA e Índia.
Dá pra perceber por meio dos números que o LinkedIn, de fato, tem se consolidado como uma ferramenta potente de comunicação. Segundo dados da própria plataforma, 31,7% da população brasileira é ativa na rede, o que representa um crescimento de 4,1%, comparado ao último trimestre. Do total de usuários, 79,7% tem mais de 25 anos, sendo 43% do sexo masculino e 56% do sexo feminino.
Além de um mar aberto a ser explorado, a rede se fortalece como a melhor rede para networking. Entre os usuários da rede, 41% são proprietários ou executivos de empresas, e 25% deles são responsáveis pelas decisões de negócios em sua organização.
Crescimento do LinkedIn na pandemia
Durante a pandemia, com a consolidação do home office, o LinkedIn registrou um aumento de interatividade. Segundo dados divulgados em 2020, foi possível observar o crescimento expressivo de algumas ações:
- As conversas entre usuários cresceram 55%
- Conversas públicas no feed cresceram 35%
- Compartilhamento de conteúdo cresceu 29%
E não foram apenas estes números a crescerem. Outro aumento constante é o de usuários na plataforma, são cerca de 500 mil a mais por mês.
Criadores de conteúdo em alta
Neste sentido, foi visível um novo movimento que dispontou na rede. Grandes nomes surgiram e se consolidaram como referência na criação de conteúdo. Os mais conhecidos, entre os executivos, estão Carolina Martins, Guilherme Benchimol, Gustavo Caetano, Luiza Helena Trajano, Marco Gomes, Mario Sergio Cortella, Max Gehringer, Ricardo Amorim, Romero Rodrigues e Sofia Esteves. Eles, inclusive, estiveram no pódio do Prêmio IBest, que reconhece os maiores influenciadores da rede.
Outra iniciativa do LinkedIn, em colaboração com algumas empresas, foi trazer artistas para a plataforma. Recentemente a rede social abriu as portas para Anitta, Lázaro Ramos, Thaís Araújo, Whindersson Nunes, entre outros. Alguns deles ocupam cargos executivos dentro de empresas, como o caso de Anitta, que é Diretora e Membro do Conselho de Administração na Nubank, e Whindersson, que traz o cargo de Embaixador do Santander. Mas, analisando o caso de Lázaro, que vem como porta voz dele mesmo, trazendo conteúdos de suas iniciativas privadas para o seu perfil, reforça o trabalho do LinkedIn em seu novo posicionamento como uma plataforma ampla de geração de conteúdo de valor.
Mas há ainda mais a ser explorado. Não precisa ser artista ou ter um cargo expressivo em uma grande empresa para trabalhar seu Personal Branding no LinkedIn.
Linkedin para Executivos
Se algum dia os executivos tiveram alguma dúvida em apostar no na rede social, hoje esse pensamento quase não existe mais. O Personal Branding para LinkedIn é praticamente mandatório para quem marcar sua presença no mercado. Mas não foi sempre assim. Até chegar a esse status, a rede passou por caminhos difíceis e teve de se provar. O primeiro desafio foi mostrar que a plataforma tinha deixado de ser um espaço de recrutamento e seleção apenas. Outro grande obstáculo, foi o preconceito em torno das redes sociais em geral. Um dos comentários que rolava nos bastidores é que postagens eram perda de tempo – ou melhor dizendo, para quem tinha tempo sobrando. Hoje entende-se o oposto: produzir conteúdo de valor é nada mais do que tempo investido.
Por que apostar em Personal Branding para Linkedin?
Primeiramente porque o investimento de tempo na criação de conteúdo é, consequentemente, revertido em networking e oportunidade de negócio. Você pode não vender algo diretamente, ou não mudar de empresa no mês seguinte ao começar a trabalhar seu Personal Branding, mas, com certeza, sua presença será lembrada em oportunidades futuras.
Pode ser também que seu objetivo não seja novos negócios, tampouco uma mudança posição. Para tanto, o reforço de autoridade ainda se faz necessário. Se posicionar como um líder executivo no LinkedIn é registrar uma marca pessoal e profissional. Isso é capaz de reforçar autoridade e reputação, abrir portas, reforçar o marketing indireto da empresa a qual o profissional está correlacionado e, claro, o dele mesmo.
“Para se dar bem na rede, é preciso montar seu perfil de acordo com a imagem que você deseja mostrar, estabelecer sua marca profissional e publicar conteúdo útil”, Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para o Brasil e a América Latina
Metodologia PEMSO: 5 pilares essenciais para ter um perfil de sucesso
Para ter um Personal Branding para LinkedIn é preciso mais do que fazer postagens aleatórias. Estratégia, organização e planejamento são essenciais. Criamos uma metodologia estratégica exclusiva de comunicação chamada PEMSO, que é destinada a executivos que querem se tornar referência digital em seus mercados. A estratégia funciona como um guia com pilares essenciais para a estruturação de um perfil interessante e que gere resultados para o cliente.
LinkedIn em 2022
Você não precisa ter muitas conexões no Linkedin para ter autoridade. Pense que a cada postagem bem feita – com planejamento e estratégia – é uma semente, e as conexões, engajamento e networking serão consequência do trabalho do Personal Branding.
A Bendita Imagem acredita que 2022 é o ano das conexões e do compartilhar. Arriscamos dizer também que é o ano das collabs. O Instagram lançou essa ferramenta oficialmente, mas por aqui é algo que já fazemos há algum tempo entre os executivos que atendemos. Collab ou colaboração, em português, é unir forças, conhecimento e, porque não, engajamento e networking? Posts colaborativos serão nossa aposta para um perfil de LinkedIn Campeão em 2022.
Quer conhecer melhor e potencializar sua marca pessoal? Fale com a gente sobre o Personal Branding para LinkedIN.