

O Instagram hoje é uma das mídias sociais que mais cresce no mundo. Atualmente são mais de 1 bilhão de usuários ativos.
Segundo o premiado empreendedor digital Jonathas Freitas – empreendedor há 12 anos, fundador de uma das maiores empresas de automação tecnológica do mundo, o Gerenciagram – a ferramenta se tornou o melhor cartão de visitas para quem está empreendendo.
“As pessoas querem saber quais são suas competências e usam o Instagram como um termômetro de credibilidade, um novo cartão de visitas, quanto mais influência você tem nas redes sociais, principalmente no Instagram, maior sua percepção de autoridade dentro do seu mercado”.
“Não é sobre quantas pessoas te seguem, o que importa é a quantidade de pessoas que interage com você nas mídias sociais, quem comenta, quem curte, quem adora ouvir seu conteúdo e, quando você mostra os resultados que você produz, isso gera credibilidade e, no longo prazo, essa credibilidade se torna venda”.
O empreendedor destaca que o valor percebido do profissional que tem milhões de seguidores nas mídias sociais vai ser muito maior de quem tem apenas alguns seguidores.
“Óbvio que é a performance do profissional em atuação que vai comprovar se ele é realmente bom ou não e o que vai recompensá-lo financeiramente, mas, na nova economia, o Instagram te dá esse primeiro cartão de visita e garante a credibilidade para o que você fala e vende”.
“Pelo Linkedin você vai entender quem é o público que você quer atingir – gestores, CEOs, presidentes, supervisores etc. Lá você consegue segmentar melhor o público. Além disso, no Linkedin você consegue mostrar os resultados do seu trabalho com muita efetividade,, conseguindo atrair a atenção do mercado corporativo”, destaca.
De acordo com Jonathas, conseguindo trabalhar o posicionamento nessas duas mídias sociais, o empreendedor consegue construir e fortalecer sua imagem nas redes sociais e, muitas vezes, sem muito investimento.
“Primeiro, é a autenticidade, ou seja, não é você copiar a pessoa, mas poder falar de algum tema parecido com a sua personalidade, usar a sua própria comunicação sem querer imitar ninguém, mostrando autoridade no assunto”.
“Terceiro, usar a emoção, especialmente no Instagram, como uma impressão digital que vai ficar gravada no subconsciente das pessoas. Se você consegue trabalhar sentimentos na comunicação, inevitavelmente ela acabará viralizando para sua audiência”.