Os desafios do Personal Branding com a inteligência artificial
Os desafios do Personal Branding de executivos com a inteligência artificial
Personal branding é um conceito cada vez mais importante para executivos que desejam destacar-se em suas carreiras. Trata-se de um conjunto de estratégias e ações que têm como objetivo criar e gerenciar a imagem pessoal de um profissional, construindo uma marca forte e coerente com seus valores e objetivos.
Com a chegada da inteligência artificial (IA), o Personal Branding para executivos pode se tornar ainda mais eficiente e eficaz, mas muitos executivos ainda não entendem bem o conceito de construção de marca pessoal e nem mesmo como utilizar as ferramentas disponíveis de comunicação interativa, como o Chat GPT e outras. É um desafio e tanto, mas a percepção de que o branding pode auxiliar executivos de diferentes níveis e áreas em suas carreiras vem ganhando cada vez mais força no mercado corporativo.
Mas afinal, como um software de inteligência artificial vai poder contribuir nesse processo de personal branding? O que a ferramenta consegue ou pode captar da sua essência humana e transformar em texto? E quanto ao resultado, esse conteúdo vai conseguir se conectar com o público?
Essas respostas virão com o tempo e com a adoção em larga escala das ferramentas de Inteligência Artificial. Enquanto isso, elencamos algumas dicas sobre como desenvolver seu Personal Branding executivo com o uso da Open IA?
Identificar o público-alvo:
A IA, com suas ferramentas de comunicação conversacional, pode ajudar a identificar o público-alvo mais adequado para cada executivo, analisando dados como idade, gênero, localização, interesses e comportamentos;
Identifique sua proposta de valor
O primeiro passo para criar uma marca pessoal forte é identificar sua proposta de valor. Em outras palavras, o que você tem de único a oferecer? Quais são suas habilidades, experiências e conhecimentos que podem agregar valor aos seus stakeholders, clientes, colegas de trabalho ou parceiros de negócios?
Ao responder a essas perguntas, você terá uma visão clara de seus pontos fortes e poderá utilizá-los para construir sua marca pessoal e posicionamento digital.
Crie conteúdo relevante e notável
Uma das formas mais eficazes de construir sua marca pessoal é criar e compartilhar conteúdo relevante. Inclu artigos, podcasts, vídeos e outros formatos de mídia que possam ser distribuídos em seus canais de comunicação, como redes sociais, blogs ou plataformas;.
Analisar o desempenho:
A IA pode analisar a performance da marca pessoal do executivo em tempo real. Assim identificando pontos fortes e áreas que precisam ser melhoradas, com base em dados e informações;
Identificar oportunidades:
A IA pode ajudar a identificar oportunidades para o executivo expandir sua presença online, como eventos relevantes, publicações em mídia especializada, entrevistas e participações em podcasts, por exemplo;
Para ter melhores resultados com as práticas de Personal Branding para executivos com a chegada da Inteligência Artificial, é importante seguir algumas dicas:
Esteja presente nas redes sociais:
A IA é capaz de analisar grandes quantidades de dados, incluindo as atividades nas redes sociais. Por isso, é importante que os executivos estejam presentes em plataformas relevantes para o seu público-alvo e produzam conteúdo relevante e de qualidade, com frequência e assertividade;
Mantenha uma imagem coerente:
É importante que a imagem do(a) executivo (a) seja coerente em todas as plataformas em que ele (a) estiver presente, incluindo redes sociais, site pessoal e materiais de marketing;
Valorize a autenticidade:
A IA pode identificar rapidamente quando a mensagem do executivo não é autêntica. Por isso, é importante que os executivos sejam genuínos e transparentes em sua comunicação;
Acompanhe as tendências:
A Inteligência Artificial pode ajudar a identificar tendências relevantes para a marca pessoal do executivo. É importante que os executivos acompanhem as mudanças do mercado e se adaptem às novas demandas e oportunidades;
Trabalhe com profissionais especializados:
Para obter os melhores resultados com as práticas de Personal Branding para executivos, é recomendado trabalhar com profissionais qualificados e especializados em conteúdo, marketing digital e inteligência artificial, que possam aplicar as melhores estratégias e técnicas para cada caso;
A internet e as ferramentas de Machine Learning e IA vêm revolucionando o modo de comunicação entre as pessoas, mas em contrapartida, essa facilidade e agilidade tem possibilitado a disseminação de notícias falsas, manipuladas e até ofensivas. Será que AI conseguirá filtrar esses casos? Além disso, embora o Chat GPT ofereça facilidade na produção de textos, surge a preocupação quanto a procedência das informações veiculadas.
Haverá veracidade no conteúdo postado? Quem determinará essa realidade? O software pode ser eficiente para escrever um bom texto, no entanto, ele pode coletar informações de sites e fontes não confiáveis. Ou que produz informações distorcidas da realidade, e formatar um texto bem escrito mas com informações incorretas. Neste ponto, vale considerar que estamos num momento em que se fala muito sobre fake news e a importância de checar informações e pesquisar, antes de publicar na rede.
Embora as IAs possam ser muito eficientes na geração de conteúdo, elas geralmente não conseguem replicar a criatividade, a intuição e a empatia dos seres humanos. Além disso, as IAs são programadas para seguir regras e padrões pré-definidos, o que pode limitar sua capacidade de pensar fora da caixa ou abordar um tópico de uma maneira única.
Nossa opinião é que, o critério humano mostra-se ainda mais importante nessa curadoria de conteúdo e de veracidade das informações, especialmente quando se trata de assuntos ou temas que exijam personalidade e empatia.