Brasil registra 98,7% de reciclagem das latas de alumínio para bebidas em 2021, o maior índice da história
Ao reciclar aproximadamente 33 bilhões de latinhas no último ano, o Brasil reforça sua posição de destaque mundial na reciclagem da embalagem
O Brasil atingiu o índice de 98,7% de reciclagem das latas de alumínio para bebidas em 2021, segundo dados da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) e da Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio), consolidados no primeiro relatório anual de desempenho da Recicla Latas, entidade gestora do Termo de Compromisso para Aperfeiçoamento do Sistema de Logística Reversa das Latas de Alumínio para Bebidas, entregue ao Ministério do Meio Ambiente no dia 31 de março.
Trata-se do maior índice da história da reciclagem de latas no país, desde o início do mapeamento em 1990, sendo também um dos maiores índices do mundo. De um total de 33,4 bilhões de latas vendidas, cerca de 33 bilhões foram coletadas para o processo de reciclagem, evitando assim a emissão de 1,9 milhão de toneladas de gases de efeito estufa (GEE).
“O fato de o Brasil conseguir esse feito histórico com a reciclagem de latas de alumínio para bebidas reforça a solidez do sistema de logística reversa do país. Nossa ações estruturadas se refletem em resultados extremamente positivos. Isso contribui, cada vez mais, para a preservação do meio ambiente e a geração de empregos e renda para milhares de famílias envolvidas nesse processo”, destaca Eunice Lima, presidente da Recicla Latas.
Renato Paquet, secretário executivo da Recicla Latas, destaca a importância da logística reversa e das práticas ESG para esse nicho de mercado.
“A reciclagem da lata de alumínio é referência em economia circular no Brasil e no mundo, consequência do aperfeiçoamento contínuo de um sistema de logística reversa sólido e eficaz. Em cerca de 60 dias, uma latinha pode ser comprada, usada, coletada, reciclada, virar latinha de novo e/ou voltar ao supermercado. Podemos afirmar que o Brasil é exemplo para o mundo e a indústria da lata de alumínio para bebidas contribui para a descarbonização e a economia de energia, dentre tantos outros benefícios ambientais e sociais”.
“Há mais de dez anos o índice de reciclagem de latas de alumínio se encontra em patamares superiores a 96%. O Brasil é benchmark no setor para o mundo, graças aos esforços conjuntos de toda a cadeia de suprimento, e dos investimentos da indústria do alumínio na modernização do setor e na ampliação dos centros de coleta e reciclagem”, destaca Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.
Para o presidente da Abralatas, Cátilo Cândido, com os resultados, o Brasil reitera a reciclabilidade infinita da embalagem.
“Estamos entre os três países que mais consomem bebidas em latas de alumínio e estamos na liderança entre os que mais reciclam”, comenta. “Acreditamos que essa é uma vitória de todos os envolvidos no bem sucedido sistema de reciclagem brasileiro, no qual fabricantes e recicladoras são parte fundamental do processo”, afirmou.
Sobre a ABAL
Fundada em maio de 1970, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) representa todos os elos da cadeia produtiva do metal, da mineração de bauxita à reciclagem, passando pelo refino, produção de alumínio primário e transformação. Entre outras atividades, produz e divulga dados estatísticos, auxilia na elaboração e na aplicação de normas técnicas, gera e difunde conhecimento sobre o alumínio, incentiva seu uso, além de contribuir com a capacitação profissional do setor. A ABAL trabalha por uma indústria do alumínio cada vez mais competitiva, inovadora, sustentável e integrada.
Sobre a Abralatas
Fundada há 19 anos, a Abralatas é a voz da indústria de latas de alumínio para bebidas no Brasil. Com o objetivo de representar os interesses comuns do setor, unimos as empresas de todas as partes do processo produtivo. Trabalhamos pelo fortalecimento e desenvolvimento desse setor que se caracteriza como exemplo de economia circular. Trabalhamos com uma das principais embalagens para bebidas e somos o 3º maior mercado mundial, com índices de mais de 95% a mais de 15 anos.
Sobre a Recicla Latas
Instituída em julho de 2021, a entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de logística reversa das latas de alumínio para bebidas possui os seguintes compromissos-chaves:
- Garantir a manutenção do percentual histórico médio nacional de reciclagem de latas de alumínio para bebidas em patamar de 95%;
- Otimizar as operações e a infraestrutura recicladora da cadeia de latas de alumínio;
- Investir na capacitação de gestores públicos, das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de pequenos e médios recicladores;
- Fomentar a educação ambiental da população para o consumo consciente e a destinação adequada das embalagens pós-consumo.
Para mais informações, acesse: https://www.reciclalatas.com.br/