Sua empresa aplica estratégias de Cross-branding para ampliar o alcance da marca?
Cross-branding é uma das estratégias mais relevantes no marketing atualmente. Contudo, vamos começar esse artigo falando de networking. E, sim, a primeiro momento pode soar estranho e te fazer parar e pensar: mas não era um texto sobre estratégia de marketing para marcas? Justamente.
Acontece que a estratégia Cross-branding se baseia em relacionamento. Há uma frase de Henry Ford, fundador da Ford, que diz: “unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória”. É isso: a força do networking, que é capaz de unir duas marcas em prol de um objetivo, é imbatível. E aqui na Bendita Imagem nós fazemos isso com nossos clientes.
Conhecendo o Co-branding
Aproveitando que usamos o fundador da Ford para contextualizar o poder do trabalho em conjunto, vamos continuar falando sobre a marca para explicar um pouco sobre como o Co-branding funciona. Mais pra frente nos aprofundaremos no Cross-branding – o tema central deste conteúdo. Mas, antes, é bem importante entender a diferença entre as estratégias, pois facilmente são confundidas.
Em poucas palavras, Co-branding é quando duas (ou mais) empresas se unem para criar um novo produto ou serviço que leva o nome das duas marcas. A Ford, por exemplo, se juntou à Harley-Davidson em 2013 e mais recentemente em 2018 para lançar, em conjunto, duas edições especiais do picape F-150, que carregaram o forte emblema das duas montadoras.
Ainda no ramo automobilístico, é comum vermos lançamentos de carros atrelados a marcas distintas, como a Volkswagen, que lançou o Polo em Co-branding com a marca de aparelhos sonoros Beats em 2019, e o Fox em parceria com o festival brasileito Rock in Rio, que tem lançamentos desde 2011, todos os anos.
Contextualizando o Cross-branding
É inegável que o poder de duas marcas juntas é maior do que quando se traçam rotas sozinho, por mais altos e promissores que os voos solos possam ser.
Aqui na Bendita Imagem, acreditamos muito no valor, engajamento e alcance que duas marcas juntas podem gerar. Por esse motivo, apostamos muito no Cross-branding como estratégia e ela faz parte do nosso dia a dia aqui na agência.
Entendendo a diferença entre Co-branding e Cross-branding
No Cross-branding, as empresas trabalham juntas, para aumentar a conscientização de suas marcas aproveitando o alcance que ambas podem gerar individualmente, cada uma com seu público, expandindo assim o potencial de atrair novos clientes para ambas. E não importa se são de setores diferentes, o importante é que elas, de preferência, tenham uma quantidade semelhante de reconhecimento de marca e, claro, o principal: conexão entre seus produtos ou serviços.
Um ótimo exemplo de Cross-branding é a ação que Nubank lançou em julho deste ano juntamente com a Shopee. A campanha incentiva o consumo no e-commerce e premia com cashback todas as compras começadas pelo app do banco digital. O valor recebido de volta é depositado diretamente na conta do Nubank. Uma ótima maneira de incentivar o consumo no marketplace usando o cartão e app do banco.
Como puderam notar, bancos e e-commerces fazem parte de nichos diferentes de negócio, mas que se complementam. Um precisa do outro, inevitavelmente, então, porque não, unir forças? Além de aumentar o alcance para chegar em novos clientes e incentivar ações, o Cross-branding amplia o valor da marca também.
Mergulho no Cross-branding
Como falado, Cross-branding não é a mesma coisa que Co-branding, já que quando as marcas, literalmente, se cruzam, colaboram usando os seus produtos e serviços já existentes para comercializar seus negócios juntos, de maneira inovadora.
3 Vantagens do Cross-branding
- Aumenta o reconhecimento da marca
Como cada marca é apresentada aos clientes e seguidores da outra, ambas têm a possibilidade de conquistar estes novos públicos. Uma campanha de Cross-branding também pode aumentar o reconhecimento da marca entre as pessoas que não estavam interessadas ou não conheciam nenhuma das empresas antes da ação de parceria.
- Amplia a extensão do seu negócio
Com o Cross-branding você pode alcançar novos públicos, ser reconhecido como uma nova opção no mercado e ganhar confiança ao se aliar a marcas já reconhecidas.
- Aumenta a credibilidade da sua empresa
A parceria com uma marca respeitada pode aumentar a credibilidade da sua marca aos olhos dos consumidores. Em uma situação como essa, o cliente pode começar a confiar mais em sua marca, pois já confiava na empresa pela qual você se aliou para a ação, por exemplo.
Quais são os desafios do Cross-branding?
Um dos desafios relacionados ao Cross-branding está em como criar conexões verdadeiras e confiáveis. O primeiro passo do networking pode parecer muito difícil e inalcançável, afinal, a maioria dos exemplos que dei aqui são de grandes marcas. Mas, acredite, essas conexões são extremamente factíveis para pequenas e médias empresas também.
Como criar conexões e fazer negócios com marcas parceiras com o Cross-branding
Para facilitar o contato inicial com marcas do seu interesse, ter a ajuda da sua Agência de Relações Públicas com stakeholders de sua área de atuação, é essencial. Com o networking do seu Assessor de Imprensa ou profissional de Relações Públicas, esses contatos podem acontecer de maneira bem mais fluida e assertiva, com foco em seus objetivos estratégicos de negócios e de posicionamento de marca.
Na Bendita Imagem, acreditamos muito nas ações de Cross-branding e idealizamos e realizamos conexões valiosas que repercutem positivamente para os clientes da agência, de maneira sinérgica e efetiva.
Case Digitalks Expo e Estúdios Flow
Uma ação recente nesse sentido, foi o Cross-branding entre o Digitalks Expo e os Estúdios Flow, ambos nossos clientes. De um lado, um dos eventos mais consolidados no mercado de transformação digital. Do outro, a empresa que possui diversos podcasts relevantes, como Flow, Ciência sem Fim, Prosa Guiada, Venus e o Kritikê, focado no mercado corporativo, entre outros notáveis e de grande alcance e repercussão.
Pensando em unir as empresas e somar conteúdo e relevância, levamos os Estúdios Flow presencialmente para o Digitalks Expo. O apresentador do Flow, Igor Coelho, conhecido como Igor 3K, ao lado do diretor do programa, Gianzão, e o CEO dos Estúdios Flow, Andre Gaigher, participaram de uma mesa redonda no palco Innovation do evento. Além disso, o Kritikê montou um estúdio no local, onde diversos palestrantes deram entrevista.
Complementando a ação – e envolvendo outros clientes da agência, nós auxiliamos a produção do programa com a curadoria dos entrevistados. Além de indicarmos diversos clientes como palestrantes para o Digitalks Expo 2022, nós também participamos da seleção dos entrevistados para o podcast Kritikê ao longo dos dois dias de palestras. O estrategista em comunicação, Ricardo Silva Voz abriu o segundo dia do evento; Vinicius Motta, CEO da Minha Casa Financiada, Flavio Valiati, Head de vendas LATAM na Databricks, Carol Manciola, Chief Strategy Officer na Crescimentum, Carlos Zago, CEO na MKM Biotech e Andre Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil, foram alguns dos nossos clientes que apresentaram conteúdos inéditos em suas palestras no Digitalks Expo.
Nosso #TimeBenditaImagem teve uma intensa atuação na coordenação e realização dessas ações estratégicas de cross-branding, assessoria de imprensa e relações públicas.
Case MIT Technology Review
Outra ação de Cross-branding que estamos desenvolvendo é com a respeitada publicação MIT Technology Review, que tem Andre Miceli como CEO.
Desejada por milhares de empreendedores e executivos ligados à tecnologia, a marca é respeitada mundialmente e no Brasil, é consumida por um público altamente qualificado.
Nossa cliente em ações de Relações Públicas, a publicação tem realizado ações customizadas com grandes empresas e startups notáveis e nosso time tem auxiliado na curadoria e nos convites exclusivos dos eventos da MIT. São oportunidades únicas de conexões, relacionamento entre stakeholders e conexões poderosas.
Ou seja, ações cruzadas que deram e vão dar visibilidade, reconhecimento e alcance para as marcas e os profissionais envolvidos.
Estamos muito felizes com esse resultado e continuamos em busca de novos relacionamentos e movimentos positivos para os nossos clientes aqui na Bendita Imagem.