GVAngels e BR Angels investem R$ 2 milhões na adtech Chiligum
Baseada no conceito de automação criativa, a startup aumenta em até 13 vezes a produtividade de equipes de marketing e a criação em anunciantes e agências
Atender uma demanda de marketing digital de empresas de grande porte como Magalu, iFood e Ambev. Por meio de automação criativa, a adtech reproduz peças publicitárias para os mais variados formatos e públicos da internet em um tempo até 13 vezes menor do que equipes de profissionais de marketing e criação.
Fundada pela jovem designer Deborah Folloni em 2013, a empresa acaba de receber a segunda rodada de investimento: um aporte de R$ 2 milhões dos grupos de investimento anjo GVAngels e BR Angels Smart Network.
A primeira rodada de investimento da Chiligum ocorreu em 2015, na qual o investidor-anjo Alexandre Badolato fez um aporte de R$ 600 mil.
Naquele momento, o investimento foi revertido em tecnologia e no desenvolvimento de uma solução para automatizar a produção unicamente de vídeos.
De início, o público-alvo da marca era de pequenas e médias empresas, mas logo perceberam que precisavam pivotar e desenvolveram o conceito automação criativa.
Wlado Teixeira, diretor executivo do GVAngels e que liderou o investimento da GV Angels na Chiligum, conheceu a adtech no começo de 2018.
Porém, naquele momento, a empreendedora – hoje com apenas 27 anos – sentia que a empresa ainda não tinha um modelo de negócios que comportasse uma segunda rodada de investimento anjo.
Durante dois anos, ampliaram a tecnologia para outros formatos de anúncios digitais, como banners e imagens, direcionaram suas ações de vendas para grandes varejistas e anunciantes e viabilizaram a escalabilidade da adtech.
Além disso, a empresa ganhou dois sócios na operação: primeiro, Leonardo Sales, co-fundador da Movile (grupo por trás de empresas como iFood e Playkids), que antes era cliente, e ao entender rapidamente o potencial da empresa, virou sócio-investidor e executivo junto com a Deborah no dia a dia da operação.
Em seguida Rogerio Benetti, que se juntou à dupla para liderar os desenvolvimentos de tecnologia da companhia.
Crescimento
“Hoje a startup atua em um segmento que tende a crescer muito, principalmente neste momento de pandemia, no qual muitas empresas estão investindo pesado em e-commerces. A solução oferecida pela empresa traz a agilidade de produção de campanhas publicitárias que o mercado necessita”, analisa Wlado Teixeira.
“Além disso, a Chiligum já iniciou o seu processo de internacionalização. O Brasil representa menos de 1% do marketing digital mundial e como a solução da Chiligum tem claros diferenciais competitivos, resolve dores que são globais. A empresa já está atendendo clientes no exterior”, complementa.
E a Chiligum confirma que a ida repentina das empresas para o digital tem refletido em muitas novas demandas nos últimos três meses.
“Quem estava apenas no off-line se viu forçado a encarar um processo de transformação digital em curto espaço de tempo. Após a etapa de criação de campanhas publicitárias – as quais, em nossa opinião, devem sempre ser criadas por profissionais especializados para terem empatia e conexão com os consumidores – a Chiligum facilita a produção de peças publicitárias com mais formatos variados, personalizadas por produto e público alvo”, destaca Deborah Folloni.
“Com o choque causado pela pandemia o mundo está cada vez mais digital e qualquer negócio precisará priorizar investimentos em marketing digital. A solução da Chiligum atende qualquer segmento com agilidade, flexibilidade e qualidade. Acreditamos muito na competência de todos os sócios e de todo time para levar a Chiligum para outro patamar, especialmente tendo na liderança a força feminina e a competência da Deborah”, assinala Orlando Cintra, CEO e fundador da BR Angels. “O capital intelectual de cada um dos membros do BR Angels será um importante catalisador para a aceleração da empresa. Vamos disponibilizar toda experiência que reunimos de profissionais que atuam em grandes empresas em diversos setores”, acrescenta.
“Gostei muito do modelo de negócios da Chiligum e da energia de toda equipe desde o primeiro dia em que conheci a Deborah. Com a intensificação da transformação digital das empresas, a Chiligum oferece uma solução de comunicação eficiente e com custo acessível. Estamos confiantes de que este investimento somado com nossa experiência em negócios será um combustível vital para seu crescimento”, reforça Stephane Kaloudoff, membro do conselho consultivo da Chiligum e investidor do BR Angels.
Investimento
Com este segundo aporte do GVAngels e do BR Angels, a Chiligum continuará investindo em tecnologia para oferecer soluções cada vez mais completas para seus clientes e que a principal estratégia é investir no crescimento da empresa.
“O objetivo que perseguimos com este novo investimento é o go to market, ou seja, ter uma equação escalonável de vendas. Acreditamos que a rede de relacionamento e a experiência dos dois grupos de investidores anjo é muito estratégica para elevar a Chiligum a esse patamar, pois certamente já vivenciaram os desafios que estamos vivendo agora”, conclui a CEO da Chiligum.
Sobre o GVAngels
O GVAngels é o grupo de investidores-anjo formado por ex-alunos da FGV.
Desde sua fundação, em Abril de 2017, a rede de 170 alumnis da escola já investiu cerca de R$ 6.5 milhões em 18 startups de alto potencial de crescimento e escala.
Além do aporte financeiro, as empresas investidas recebem acesso ao smart money de executivos C-Level e empreendedores de sucesso que compõem o grupo.
Mais informações: www.gvangels.com.br