Comeu ou bebeu demais nas festas? O que fazer?
Dr. Renato Lobo recomenda jejum intermitente e atividade física leve
Quem come ou bebe demais sempre sabe que passou do seu limite. Para casos assim, o nutrólogo Dr. Renato Lobo faz algumas recomendações que podem ajudar a amenizar ou evitar os tais sintomas indesejáveis.
A barriga fica cheia, bate um desconforto e até mesmo um certo enjoo.
“O ideal é comer a mesma quantidade de porções que você consome geralmente. Mesmo que coma de tudo um pouco, salgados e doces, o certo é focar na quantidade e não extrapolar o seu próprio limite”,
recomenda Dr. Renato Lobo.
“Além disso, evitar comer muito tarde e perto da hora de dormir, senão tudo vira gordura e seu sono não vai ter muita qualidade”, finaliza Renato Lobo.
Para o dia seguinte, a dica é fazer um jejum intermitente
“Significa pular o café da manhã, por exemplo, e só almoçar. Pode ainda tentar fazer alguma atividade física pela manhã em jejum mesmo, bebendo água, chá ou café sem açúcar à vontade que não quebram o jejum”, explica Renato Lobo.
“A opção deve ser por uma atividade física moderada como uma caminhada no parque, uma corrida leve, para ir perdendo um pouco das calorias que acumulou em excesso e dar uma acelerada no metabolismo”, completa o nutrólogo.
Outra boa opção é tomar bastante chá verde, sem açúcar, pois ajuda a desintoxicar o corpo além de ter efeito antiflamatório, aumentar o metabolismo e reduzir o acumulo de gordura.
Quanto ao consumo de bebida alcoólica, o conselho é a moderação.
“A caloria do álcool se acumula direto em gordura, além disso para quem faz alguma atividade física o álcool inibe a via anabólica, de ganho de massa muscular, atrapalhando bastante na hipertrofia de quem treina. Ainda assim, se for beber, a dica é se hidratar bem, tomando bastante água”, finaliza Lobo.
Dr. Renato Lobo – médico pela Faculdade de Medicina da USP, especializado em Nutrologia Esportiva, Medicina Integrativa, Modulação Hormonal e Longevidade. Para mais informações: www.drrenatolobo.com