Fones: 11 2236-3593 - 11 9 5020-4110     imprensa@benditaimagem.com.br

Dr. Fábio Batista

logo-faciobatista

perfil dr fabio batistaDr Fábio Batista: Chefe Do Grupo De Pé Diabético Da Disciplina De Ortopedia Da Unifesp – Escola Paulista De Medicina

A juventude – A descoberta do câncer e a escolha profissional
A admiração por médicos que cuidaram de sua doença fez com que Fábio Batista abraçasse a carreira de ortopedista e se tornasse um grande nome no cenário de tratamento do pé diabético e salvamento de extremidades.

Antes de freqüentar hospitais como médico, por muitos anos Fábio Batista, foi paciente. Tendo um câncer no joelho esquerdo diagnosticado quando tinha 16 anos, Batista precisou passar por uma série de tratamentos e mudança de hábitos. A doença acabou influenciando em sua escolha profissional como médico.

A amputação da perna
Por ironia do destino, 16 anos depois do início de tudo e já atuando como ortopedista, fui submetido a uma amputação no meio da coxa esquerda, decorrente de complicações de cirurgia prévia para troca do joelho artificial que mantinha.

O desafio agora passou a exercer uma árdua tarefa dentro de um cenário ainda bastante deficiente na medicina brasileira, o de tratar adequadamente uma das principais causas de amputação de perna, o Pé Diabético.

A Coordenação do Grupo de Pé Diabético da Disciplina de Ortopedia da UNIFESP
Batista hoje atua no tratamento do pé diabético e salvamento de membros, chefiando o grupo de pé diabético da disciplina de Ortopedia da UNIFESP-ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA.

As úlceras nos pés e as amputações dos membros inferiores são complicações muito graves e de alto custo para o paciente e para a sociedade, estando associadas freqüentemente à alta morbi – mortalidade e elevadas taxas de recorrência. As feridas complicadas requerem abordagem interdisciplinar, realizada por equipe treinada e familiarizada com a abordagem do pé diabético.

livro-fabio-batistaO livro “ Uma Abordagem Multidisciplinar sobre Pé Diabético”
Quando convidado para construir esta obra, não tive dúvidas de que estaríamos no momento oportuno para isso e de que poderia organizar uma obra clássica e ao mesmo tempo atualizada sobre este complexo e apaixonante contexto da atenção integral ao pé diabético. O objetivo da obra foi cobrir de maneira prática e completa os principais tópicos que nos desafiam a cada dia no tratamento cuidadoso e dedicado dos indivíduos portadores de pé diabético.

Most Recent Entries

  • Jessica Bianca

    Jessica Bianca

  • Andre L. Miceli

    Andre L. Miceli

  • Osanita Rodrigues – Projeto Massa Magra

    Osanita Rodrigues – Projeto Massa Magra

  • Interação

    Interação